Agora

PILOTO AUTOMATICO

14:00 - 19:00

Notícia

Várzea Grande amplia recursos em busca de uma saúde mais humana e eficiente

Conforme previsto na Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de S
Várzea Grande amplia recursos em busca de uma saúde mais humana e eficiente

Conforme previsto na Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou o relatório de gestão referente às ações, serviços e gastos, realizados no segundo quadrimestre de 2023. A prestação de contas obrigatória se refere ao período de maio a agosto deste ano.

Com as ações e serviços em saúde, neste segundo quadrimestre, foram empregados R$ 99,68 milhões para atender o financiamento de toda a Rede de Serviços. Neste quadrimestre houve maior nível de atividades e atendimentos realizados pela Saúde Pública da segunda maior cidade de Mato Grosso e que de forma alternada promove atendimentos entre 35% até 67% de atendimentos de pessoas residentes em outras cidades de Mato Grosso ou até mesmo de outros estados e países vizinhos a Mato Grosso.

A área da Atenção Básica aprofundou os trabalhos com vistas a alavancar a cobertura da Saúde da Família, como meta relevante no processo de promoção e prevenção à saúde, agilizando o processo da contratação dos Agentes Comunitários de Saúde e ampliação de cobertura pelo Programa Saúde da Família.

Para esta finalidade a Saúde Municipal, contou com o apoio do Ministério da Saúde, em projeto piloto de Estruturação da Atenção Primária à Saúde, onde o prefeito municipal, Kalil Baracat, e o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, assinaram o Protocolo de Intenção, junto ao Ministério da Saúde, considerado um marco histórico relevante na cobertura da Saúde da Família com a implementação das Estratégias Saúde da Família visando atingir 100% de cobertura da saúde municipal para toda a população de Várzea Grande.

AMPLIAÇÃO - A realidade é expansionista, nos atendimentos, nos programas de rotinas, a exemplo, da saúde da mulher e da criança e implementação de atendimento em telessaúde para maior resolutividade. No olhar expansionista tem-se o programa de hora estendida em unidades estratégicas no espaço territorial para apoiar as demandas da sociedade após o horário regular de atendimento, ou seja, até às 19h.

“Este trabalho se trata de uma grande parceria entre o Ministério da Saúde, que prevê a ampliação de atendimentos por meio da expansão na quantidade de equipes que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e a ampliação do horário de atendimento nestes serviços, ou seja, um reequilíbrio do uso dos espaços, recursos humanos e financiamento por parte do governo federal. Para que esta equalização ocorra, foi pensado nos profissionais existentes e a sua necessidade para cobertura da Atenção Básica em 100% da população”, disse o secretário Gonçalo de Barros.

“Hoje o município possui 68 equipes de Saúde da Família e com a ampliação implantará mais 71. Com isso, será possível garantir a cobertura da Atenção Primária à Saúde para 100% da população, atendendo 2.158 pessoas por equipe”, destacou ele.

Outros fatores que contribuíram para a ampliação de atendimentos na Rede de Serviços do SUS de Várzea Grande, segundo o relatório foram: Primeiro a implantação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) -Transtorno mental - com atendimentos 24h, sendo esta unidade a primeira instalada nesta modalidade no Estado, além CAPS Álcool e Drogas, que será transformado também em 24h.

Segundo, as UPAS - Ipase e Cristo Rei - com a concretização de equipamentos TI com acompanhamento on-line pelos gestores, estão possibilitando acompanhar a demanda e tomadas de decisões oportunas. Terceiro, na unidade do Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA), iniciou-se o serviço de atendimento às Vítimas de Violências Sexuais. Em quarto lugar foi a transformação de todas as Unidades Básicas, em Estratégia Saúde da Família.

Gonçalo de Barros adianta que no relatório da prestação dos serviços, na atenção terciária, existe o programa que é uma parceria junto ao governo do Estado, o MT Mais Cirurgia, que visa dar andamento nas filas das cirurgias eletivas.

“Este Programa já está sendo finalizado, aguardando aporte financeiro do Estado, e soma com o programa de Residência Médica do Hospital e Pronto-Socorro”, pontuou o secretário.

Agora todas as ações e serviços das áreas de saúde das atenções, primária, secundária e terciária, do Centro de Armazenamento e Distribuição de Materiais e Insumos Médicos (CADIM), que realiza a distribuição de Medicamentos e Insumos Médicos Hospitalares para todas as unidades de saúde, está o terceiro maior gasto da Saúde Municipal, devido a grande demanda e o abastecimento necessário e apoio logístico das unidades. Recursos humanos figuram no maior investimento.

Neste segundo quadrimestre o destaque fica para o início do projeto de melhoria do Faturamento no Hospital e Pronto-Socorro, buscando faturar todos os serviços para melhorar os repasses. Essa realidade vai se expandir para a unidade Materno Infantil, visando fortalecer os atendimentos de urgência e emergência.

“O projeto visa melhorar a forma e fortalecer a capacidade de gestão do SUS em todas as unidades. Todos os procedimentos geram investimentos, se devidamente registrados, aumenta a linha de financiamento por parte do governo federal e estadual. E é isso que estamos fazendo, como parte da nossa gestão estratégica. O SUS é financiado de forma tripartite. Se eu invisto e registro, recebo a contrapartida e posso assim atender mais e melhor. Então estamos estabelecendo critérios de gestão, para nossa prestação de contas junto ao Ministério da Saúde e governo estadual, e realmente receber por aquilo que investimos em prol de um atendimento humano e resolutivo. Hoje investimos mais do que recebemos. Vamos chegar a um equilíbrio desejável. Sempre investindo mais do que os 15% exigidos em Lei. A margem chega de aplicação dos nossos recursos em 22% a 25%. Então a cada quadrimestre buscamos efetivar a correção dos trabalhos e assim expandirmos melhorias, e assim impulsionar o projeto de Cobertura de Saúde em 100% no nosso território municipal”, disse Gonçalo Barros.

Comentários

Últimas notícias

12 Out
Política
Unidades Básicas de Saúde de Várzea Grande iniciam campanha de prevenção

Unidades Básicas de Saúde de Várzea Grande iniciam campanha de prevenção

12 Out
Política
Várzea Grande comemora 200 anos de Bonsucesso com lançamento de pavimentação asfáltica, re

Várzea Grande comemora 200 anos de Bonsucesso com lançamento de pavimentação asfáltica, renovação do centro comunitário e celebraç

05 Out
Política
Anomalias de temperatura são as maiores já vistas, afirma OMM

O mês de setembro deste ano foi considerado o mais quente já registrado, quadro dá sequência a altas nas temperaturas terrestre e marítima;

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.