Notícia

Unidades Básicas de Saúde de Várzea Grande iniciam campanha de prevenção

Unidades Básicas de Saúde de Várzea Grande iniciam campanha de prevenção
Unidades Básicas de Saúde de Várzea Grande iniciam campanha de prevenção

A partir desta quarta-feira, dia 11 de outubro, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Várzea Grande darão início às atividades do 'Outubro Rosa'. A campanha visa promover a conscientização sobre a importância da prevenção dos cânceres de mama e colo do útero entre as mulheres.

As ações e serviços programados começam às 8h e se estendem até às 16h, com atendimento durante o horário normal de expediente das unidades, até o dia 31 de outubro.

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande liderará as ações e a oferta de serviços em todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde, com foco na saúde da mulher. A campanha 'Outubro Rosa' será lançada simultaneamente nas 26 Unidades de Estratégia Saúde da Família.

A programação do evento, que começa às 8h, inclui atividades como café da manhã para as pacientes, palestras educativas, aferição da pressão arterial, orientações sobre o autoexame, além da realização de exames médicos e encaminhamentos para mamografias. Também serão oferecidos aconselhamento psicológico, consulta de enfermagem e testes rápidos para Sífilis e HIV.

Geovane Renfro, superintendente de Atenção Primária à Saúde, ressalta a importância dos cuidados com o corpo na prevenção do câncer. “A prática regular de atividade física, manutenção de um peso corporal adequado, alimentação saudável e a redução do consumo de bebidas alcoólicas são medidas fundamentais para a prevenção. Estudos indicam que, quando identificado em estágios iniciais, o câncer de mama tem um prognóstico mais favorável, com uma taxa de cura de 95% nas pacientes”, enfatizou o superintendente.

Renfro acrescenta que é crucial desmistificar conceitos em relação à doença e lembra que as Unidades Básicas de Saúde oferecem serviços preventivos gratuitos da Rede SUS, além de diversas atividades como coleta de preventivo, orientação sobre o autoexame da mama e aferição da pressão, tudo com o objetivo de incentivar o autocuidado.

Ele concluiu com um apelo: "O nosso objetivo é que, a partir desta quarta-feira, dia 11, até o dia 31 de outubro, todas as mulheres de Várzea Grande devem procurem uma unidade de saúde próxima de sua casa e realizar exames preventivos para os cânceres que mais afetam as mulheres, que são o câncer de mama e o câncer de colo do útero. Estamos preparados para isso. Tudo é realizado pelas equipes médicas. Convidamos todas as mulheres moradoras de Várzea Grande a fazerem seus exames preventivos neste mês de outubro".

 

Sintomas do Câncer de Mama:

- Qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 50 anos;

- Nódulo mamário em mulheres com mais de 30 anos que persiste por mais de um ciclo menstrual;

- Nódulo mamário de consistência endurecida e fixo ou que aumenta de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade;

- Saída espontânea de secreção unilateral (de um dos mamilos);

- Lesão de pele na mama que não responde aos tratamentos tópicos;

- Presença de linfadenopatia axilar;

- Aumento progressivo do tamanho da mama, com a presença de sinais de edema, como a pele com aspecto de casca de laranja;

- Retração na pele da mama;

- Mudança no formato do mamilo.

 

Como e onde buscar tratamento - Toda mulher, independentemente da idade, deve conhecer seu corpo e ficar atenta a qualquer alteração. Caso detecte algo fora do comum, deve buscar orientação e ajuda em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

O rastreamento por mamografia é uma das medidas instituídas pelo SUS para a detecção precoce do câncer de mama. Esse exame deve ser realizado por mulheres entre 50 e 69 anos a cada 2 anos, mesmo na ausência de sinais ou sintomas da doença. O médico da família da UBS faz a solicitação do exame, e, com base nos resultados, a paciente é encaminhada para uma unidade de referência para tratamento.

A possível cura da paciente pode ser avaliada após cinco anos de tratamento e acompanhamento devido à complexidade da doença. Os tratamentos podem incluir quimioterapia, radioterapia e terapia hormonal, dependendo da conduta terapêutica adotada pelo oncologista e da resposta do organismo da paciente.

Comentários

Últimas notícias

12 Out
Política
Várzea Grande comemora 200 anos de Bonsucesso com lançamento de pavimentação asfáltica, re

Várzea Grande comemora 200 anos de Bonsucesso com lançamento de pavimentação asfáltica, renovação do centro comunitário e celebraç

05 Out
Política
Anomalias de temperatura são as maiores já vistas, afirma OMM

O mês de setembro deste ano foi considerado o mais quente já registrado, quadro dá sequência a altas nas temperaturas terrestre e marítima;

05 Out
Política
NOTÍCIAS | CIDADES TRAGÉDIA NOS ARES Polícia identifica trabalhador morto após explosão

Trabalhador da construção civil identificado como Juan José Jaramillo, 62 anos, é a segunda vítima do acidente aéreo que ocorreu na tarde de

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.