Agora

PILOTO AUTOMATICO

14:00 - 19:00

Notícia

Anomalias de temperatura são as maiores já vistas, afirma OMM

O mês de setembro deste ano foi considerado o mais quente já registrado, quadro dá sequência a altas nas temperaturas terrestre e marítima;
Anomalias de temperatura são as maiores já vistas, afirma OMM

O planeta Terra acaba de ter o setembro mais quente já registrado e por uma margem recorde, de acordo com dados internacionais reunidos pela Organização Meteorológica Mundial, OMM.

Segundo a agência, a constatação indica uma sequência prolongada de temperaturas extraordinárias da superfície terrestre e do mar. Para a agência, é um sinal ameaçador sobre a velocidade com que os gases de efeito estufa estão mudando o clima global. 

Calor sem precedentes na terra e no mar

O ano de 2023 está a caminho de ser o ano mais quente já registrado, com cerca de 1,4°C acima das temperaturas médias pré-industriais. Inúmeros recordes de altas temperaturas foram quebrados nos últimos meses.

Setembro teve uma temperatura média da superfície de 16,38°C. Este valor foi 0,5°C acima da temperatura do setembro mais quente anterior, ocorrido em 2020. Além disso foi cerca de 1,75°C mais quente em comparação com o período de referência pré-industrial, que é de 1850 a 1900.  

A temperatura média da superfície do mar para setembro atingiu 20,92°C, a mais alta já registrada para setembro e a segunda mais alta em todos os meses, atrás apenas de agosto de 2023.

O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, disse que "desde junho, o mundo experimenta um calor sem precedentes na terra e no mar.” 

Segundo ele, “as anomalias de temperatura são enormes, muito maiores do que qualquer coisa que já vimos no passado.” 

El Niño ainda em desenvolvimento

Taalas ressaltou que a extensão do gelo marinho no inverno antártico foi a mais baixa já registrada para esta época do ano. 

Para ele, o que é especialmente preocupante é que “o evento El Niño ainda está se desenvolvendo e, portanto, podemos esperar que essas temperaturas recordes continuem por meses, com impactos em cascata em nosso meio ambiente e sociedades".

O secretário-geral da OMM disse que a agência trabalhará com parceiros na comunidade científica para “tentar entender quais fatores adicionais estão contribuindo para esse aquecimento excepcional".

COP28 em Dubai

O estado provisório do clima global 2023 da OMM será divulgado no início da conferência da ONU sobre mudanças climáticas, a COP28, em Dubai, em novembro.

O Acordo de Paris, assinado em 2015, estabelece metas de longo prazo para orientar todas as nações a reduzir substancialmente as emissões globais de gases de efeito estufa para limitar o aumento da temperatura global neste século.

O fato de um mês individual exceder o limite de 1,5°C não significa que será permanentemente superado o nível de 1,5°C especificado no Acordo de Paris, que se refere ao aquecimento de longo prazo ao longo de muitos anos.

ONU

Comentários

Últimas notícias

12 Out
Mundo
Unidades Básicas de Saúde de Várzea Grande iniciam campanha de prevenção

Unidades Básicas de Saúde de Várzea Grande iniciam campanha de prevenção

12 Out
Mundo
Várzea Grande comemora 200 anos de Bonsucesso com lançamento de pavimentação asfáltica, re

Várzea Grande comemora 200 anos de Bonsucesso com lançamento de pavimentação asfáltica, renovação do centro comunitário e celebraç

05 Out
Mundo
NOTÍCIAS | CIDADES TRAGÉDIA NOS ARES Polícia identifica trabalhador morto após explosão

Trabalhador da construção civil identificado como Juan José Jaramillo, 62 anos, é a segunda vítima do acidente aéreo que ocorreu na tarde de

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.