Agora

PILOTO AUTOMATICO

06:00 - 09:00

Notícia

Dia Internacional reforça soluções para evitar perda de comida

Quantidade de alimentos descartados poderiam alimentar 1 bilhão de pessoas no mundo; refrigeração eficaz pode ajudar a combater o
Dia Internacional reforça soluções para evitar perda de comida

Nesse 29 de setembro, as Nações Unidas marcam o Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, com destaque para soluções para o problema. 

Estima-se que do total de alimentos produzidos para consumo humano cerca de 14% são perdidos e 17% desperdiçados.

Fome aumenta no mundo e afeta 821 milhões de pessoas, sobretudo na América do Sul e África.

Alimento para um bilhão de pessoas vai para o lixo

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, essa quantidade é suficiente para alimentar cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo. Em 2022, cerca de 735 milhões de pessoas passaram fome. 

A falta de refrigeração eficaz contribui com cerca de 526 milhões de toneladas de alimentos que vão para o lixo todos os anos.

De acordo com a agência, uma das principais soluções para a perda e o desperdício de comida é uma melhor gestão da cadeia de frio, garantindo que os produtos sejam mantidos em condições de temperatura adequadas e ininterruptas desde a colheita até o prato.

A falta de acesso à refrigeração ao longo da cadeia alimentar cria um ciclo vicioso de desperdício de alimentos e perda de rendimento para os agricultores. Isso representa um desafio nos países em desenvolvimento, particularmente nas áreas rurais, onde a maior parte dos alimentos é produzida.

Benefícios da redução do desperdício

O Pnuma defende a ampliação da infraestrutura da cadeia de frio por meio de energia renovável e sustentável para garantir o resfriamento dos alimentos. 

Já a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, FAO, informa que a redução da perda e do desperdício de alimentos pode desempenhar um papel fundamental na transformação dos sistemas agroalimentares. 

Os benefícios listados pela agência são aumento da disponibilidade de alimentos, contribuindo para a segurança alimentar, dietas saudáveis e construindo resiliência. A redução da perda e do desperdício de alimentos também serve como uma estratégia climática, ao reduzir as emissões de gases do efeito de estufa.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável propõe a redução pela metade do desperdício alimentar global per capita, a nível da indústria e do consumidor. 

Para discutir como alcançar progressos nesta questão será realizado um evento híbrido na sede da FAO em Roma nesta sexta-feira. 

 

Comentários

Últimas notícias

12 Out
Economia
Unidades Básicas de Saúde de Várzea Grande iniciam campanha de prevenção

Unidades Básicas de Saúde de Várzea Grande iniciam campanha de prevenção

12 Out
Economia
Várzea Grande comemora 200 anos de Bonsucesso com lançamento de pavimentação asfáltica, re

Várzea Grande comemora 200 anos de Bonsucesso com lançamento de pavimentação asfáltica, renovação do centro comunitário e celebraç

05 Out
Economia
Anomalias de temperatura são as maiores já vistas, afirma OMM

O mês de setembro deste ano foi considerado o mais quente já registrado, quadro dá sequência a altas nas temperaturas terrestre e marítima;

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.