Com 70 mil sem vacinarem, prefeito justifica exigência do passaporte em Cuiabá/ Fonte: Gazeta Digital

  • 06/12/2021
  • 0 Comentário(s)

Com 70 mil sem vacinarem, prefeito justifica exigência do passaporte em Cuiabá/ Fonte: Gazeta Digital

Como medida para prevenir a elevação da contaminação por covid-19, Cuiabá está exigindo o passaporte da vacina em grandes eventos. A medida respeita a vontade de quem não quer vacinar, contudo o número de ausentes nos polos de vacinação é preocupante. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), afirma que a equipe da saúde está acompanhando o comportamento na variante Ômicron, mas ainda não há medidas específicas em relação a ela.

O gestor explicou que a meta é universalizar a vacina, mas que ainda há pessoas resistentes a se imunizarem. Pelo menos 50 mil cuiabanos não tomaram a segunda dose e 20 mil não receberam sequer a primeira. Diante desse cenário e das queixas dos comerciantes sobre os fechamentos, o certificado da vacina foi adotado.

“O comércio não suporta mais ser penalizado. Muitos já fecharam as portas. Temos que ter responsabilidade ao tomar algumas medidas. Nossa meta é ampliar a vacina, mas isso ainda é um problema. Isso me preocupa. Por outro lado também tenho que respeitar o direito daqueles que não querem vacinar. Não quero cercear a liberdade de ninguém. Com muita conversa com empresários e população, estamos exigindo em eventos de grande aglomeração o cartão vacina ou o RTPCR para comprovar que a pessoa não está infectada”, explicou o prefeito.


Desde sexta-feira (3), o passaporte da vacina está em vigor e já foi exigido na Parada da Diversidade, realizada na tarde de sábado (4).


Mediante à normativa 8.832/2021, o cartão de vacina, também chamado de ‘passaporte’ e o teste PCR serão obrigatórios nos estádios, ginásios esportivos, cinema, teatro, museu, salão de jogos, casa de shows e apresentação artística em geral. Para hospitais públicos e privados e órgãos públicos municipais será necessário apresentar o cartão vacinação.


Cuiabá ainda não tem registro da nova variante do coronavírus, contudo a cepa é monitorada e novas medidas serão adotadas em caso de expansão da contaminação.

“Estou acompanhando. Conversando com o pessoal do comitê de enfrentamento à covid-19 e com a equipe do Vacina Cuiabá. Se houver necessidade, imediatamente eu assino decreto”, afirmou.

No momento, espaços comerciais devem adotar medidas de biossegurança, com uso de álcool gel e limitação da ocupação. Uso de máscaras em ambiente externo é facultativo.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Don't Let Me Down

The Beatles

top2
2. Epitaph

King Crimson

top3
3. Feeling Good

Nina Simone

top4
4. Somebody To Love

Queen

top5
5. Lady Laura

Roberto Carlos

Anunciantes